top of page

Instituições católicas se unem pela causa da generosidade no Halleluya Solidário

Com a graça da unidade, o amor ressoou mais longe.



O Halleluya Solidário chegou para transmitir uma nova esperança em um tempo de muitas incertezas. As instituições beneficiadas pelo som da generosidade vão poder contribuir com milhares de pessoas em situação de rua, que passaram a ter um abrigo na pandemia, um lugar certo para chamar de casa, uma família com acolhimento e dignidade. E tudo isso só é possível através da sua doação.

Para que o evento abraçasse a causa da generosidade em maiores proporções, a Comunidade Católica Shalom decidiu fazer parceria com obras que promovem o resgate de pessoas que por circunstâncias diversas, foram esquecidas e marginalizadas neste tempo. O trabalho dessas obras de caridade vai além de dar o alimento diário.

Como instituições cristãs, elas compreendem  que o amor, na verdade, é o responsável por fazer pulsar a verdadeira vida. Na noite do dia 07/06 (domingo) e na madrugada do dia de hoje (08/06), milhares de pessoas em todo o mundo acompanharam a Live do evento promovido pela Comunidade Católica Shalom e apoiaram iniciativas concretas de solidariedade ao redor do país


Nomes e rostos concretos

Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom, que acompanhou o percentual das arrecadações durante todo o evento, relembrou as suas visitas recentes às instituições que vão receber o valor monetizado pelo Halleluya Solidário. Ele recorda da gratidão que pôde contemplar no rosto de cada homem resgatado, amado e restituído de dignidade.

Ao vivo, o sacerdote lembrou do relato de uma pessoa em situação de rua que foi atendida pelo Projeto Amigo dos Pobres na Capital Cearense. “Ele me disse: ‘Padre, não é sobre comida. É sobre o cuidado que recebemos: eles nos chamam pelo nome, nos dão roupas limpas, conversam conosco. Aqui recebemos amor.’ Eles me pediam a benção e isso me fez entender o real valor do Projeto, os outros, os necessitados, é por eles e para eles a noite de hoje”, recordou.


_______________________________________________


Projeto Shalom Amigo dos Pobres


A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis. Presente em dezenas de países do mundo, é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo (a Paz, o Shalom) a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

Preocupada com a situação de vulnerabilidade social e o risco de contágio e disseminação da pandemia de Covid-19 entre a população de rua, a Comunidade criou o projeto “Shalom Amigo dos Pobres” neste tempo de Pandemia, para acolher a muitos necessitados neste tempo, ampliando as obras de Promoção Humana que já realiza.


_______________________________________________


Obra Lumen


A Obra Lumen de Evangelização surgiu em 1989, na cidade de Fortaleza. Atua com ação social em diversas cidades do Brasil, através do carisma de ser luz para o mundo. Inspirada pela experiência pessoal com Jesus Abandonado encarnado nos mais pobres (cf. Mt 25,40)

Em parceria com outras instituições católicas em todo o Brasil, a Obra Lumen também organiza a logística e estrutura para realizar o acolhimento à população de rua em outras casas de promoção humana. Aproximadamente 1.500 acolhimentos já foram realizados como fruto desta colaboração entre carismas.

_______________________________________________


Fazenda da Esperança


Fundada em 1983, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e das drogas. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o trabalho como processo pedagógico; a convivência em família; e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a instituição abre suas portas para oferecer moradia e alimentação às pessoas em situação de rua. Em menos de dois meses, por todo o Brasil já foram acolhidas aproximadamente 700 pessoas, entre mulheres, homens e crianças acompanhadas de suas mães.


_______________________________________________


Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)


A identidade do Condomínio Espiritual (CEU) se baseia na vivência da fraternidade entre diversos carismas na Igreja. Religiosos e religiosas, sacerdotes, famílias e leigos pertencem às várias comunidades que integram o CEU, como as Monjas Carmelitas Descalças e Monjas Beneditinas, as Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti, a Fazenda da Esperança, o Movimento dos Focolares, e as Comunidades Canção Nova e Shalom.

O testemunho de unidade na diversidade de carismas e missões é o grande diferencial desta obra que completa 20 anos em 2020. Além das obras de promoção humana, o CEU também recebe projetos educativos e culturais.

Vale ressaltar que todos os anos, no mês de julho, o local também se transforma na Arena Halleluya, que recebe um público estimado de mais de um milhão de pessoas, somando os números dos cinco dias do Festival, que como forma de gratidão, arrecadou doações de forma on-line para as obras que são sustentadas pela divina providência e fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.




A evangelização não pode parar, doe agora!




bottom of page